Exu detesta a igualdade, a unanimidade, ele gosta da diferença do debate de ideias, ele o principio diferenciado. Movimento de ideias da busca. Ele é o movimento constante do universo. Exu fala pelo números a matemática. Ele impar. Pois ele é divisível por ele mesmo ou pela unidade que ele.
Ele é o silencio, ele é o grito ele é controverso em si mesmo. O que é e não é.
Ele é o feio, ele é o bonito.
Ele é a simplicidade, ele é a vaidade.
Exu é os dois lados da mesma questão. Os dois lados do mesmo búzios.
Exu é trevas, mais é a explosão de luz.

Exu adora festa, musicas e danças. O cheiro do álcool e das ervas alucinógenas que ele mesmo não usa, mais se diverte com outros usando. E pertence a ele. Adora comercio.
Exu era o primeiro rei de Keto, mais não quis ficar no trono parado, queria o mundo, passou para Oxossi. Exu rege o comercio a arte de negociar.

No inicio do candomblé, as pessoas tinham medo deste santo e quando a pessoa era dela se iniciava para outro santo. Oxalá, Odé e Ogun. Mais por medo. E a falta de saber sobre esse santo.

Que chegou um ponto de ser confundido com POVO DE RUA DE UMBANDA. Devido a ignorância das zeladoras de santo. Que vemos até hoje. Não conseguem entender o que é Exu-Orixá com Exu Umbanda. Ai colocam pombagira no meio e ainda chamam de Bombogira. Isso é um total desconhecimento da religião e despreparo das mães de santo.

Exu é dono dos quatros tipos de jogos de búzios, sendo que apenas três permitidos as mulheres e um elas não podem jogar de jeito algum. Mais nem sabem que existe ai se faz as misturas e da apenas erros. Não existe jogo de búzios sem Exu e a linguagem do jogo é a matemática. Por isso Exu fala todas as línguas. Já Orunmilá usa o binário em seus oráculos.

Exu, Yewa, Otin , Ibeje, Olookê e outros santos não são muitos feitos por falta de saber das mães de santo. Porque fazer se faz. E não fazer o santo é jogar com a vida da pessoa.

Se fazia as coisa dele muito longe do barracão para que quando ele chega-se o iniciado já estava iniciado para outro santo. Uma total ignorância a cultura Iorubá. Onde não se faz nada sem Exu. Mais o cenario estava mudando um pouco, pois a sombra da anti-cultura esta diminuindo. Mais isso era feito com outros santos também Obalwayê, Nanã e Ibeje.

Não confundir como fizeram até agora com entidade de Umbanda.