É um exu que trabalha diretamente ligado ao Exu Rei, as linhas de comando e evolução dos Exus.

Todo Exu possui a sua missão própria, que é atuar numa falange com um determinado trabalho voltado à humanidade, e outra missão que desempenha para com os médiuns. Ou seja o espírito evolui em vários médiuns através de sua missão para com ele, é a lição que o médium precisa aprender com aquela entidade e o que o Exu precisa desenvolver naquele médium, pode ser caminho de trabalho, caminho financeiro, caminho amoroso… E esta revelação é dada aos poucos em anos, e só um conhecimento, análise de cada fase de sua vida e da presença daquele espírito e seus conselhos poderá ajudar a entender a ligação do médium e do espírito (seja ele caboclo, preto velho, exu, cigana).

Assim a forma impessoal de trabalho dos espíritos da falange do Exu das Sete Encruzilhadas é voltada à organização das falanges de povo de rua, estruturação e acompanhamento da missão dos chefes de falange.

É um guerreiro, soldado e mentor ao mesmo tempo. Po isto a sua ligação com os Orixás Ogun e Obatalá (Oxalá).

Os espíritos desta falange evoluem para trabalhar como Oguns, caboclos ou como Exu Rei.

Podem se apresentar como Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas ou Sr. Sete Encruza.

Assentamento do Exu das Sete Encruzilhadas pode conter elementos como:

Terra de sete encruzilhadas
Terra de sete lugares (praia, mata, estrada, praça, comércio, mercado, banco)
Moedas de países diferentes
Imãs e azougues
Sete chaves velhas
Ouro, prata, ferro, cobre, estanho, chumbo e latão
Pedaços de ferro

Magia para o Exu Das Sete Encruzilhadas para realizar desejos

Com uma pemba branca riscar sete cruzes na terra ou numa encruzilhada
Acender uma vela branca no meio de cada cruz
No meio das sete cruzes colocar um copo de gim ou cachaça, um imã e uma gota de azougue e um papel com seus pedidos escritos à lápis
Acender um charuto e assoprar a fumaça no copo e nas velas fazendo os pedidos
Visualizar as velas como se fossem luzes em cada encruzilhada e em cada caminho que precisar, atraindo força para seus desejos e movimentando a energia pelos 7 cantos para a sua felicidade, veja o seu pedido sendo realizado e agradeça a toda a falange do Exu das Sete Encruzilhadas.

Oferenda ao Exu das Sete Encruzilhadas para abrir caminhos e vitórias

Fazer uma farofa de dendê com cebola picada louro moído, colocar por cima bifes de fígado de boi bem passados no dendê com pimenta do reino e um alho roxo picado (O alho afasta parasitas e vampiros astrais que se atraem pelo sangue animal), enfeitar com folhas de louro. Colocar a farofa numa folha de mamona roxa e arriar numa árvore próxima de uma encruzilhada que tenha movimento próximo. Isto se for uma oferenda simples, para milagres quase impossíveis, faça esta oferenda em sete folhas com sete bifes e arrie em sete encruzilhadas diferentes com uma vela e bebida ao lado (Não colocar em alguidar pois pode ter o resultado inverso, alguidar suga tudo o que colocamos nele, e a energia em vez de entrar em contato com a terra e ficar livre, ficará presa no recipiente demorando tempos para se fazer realizada).

Oferenda ao Exu das Sete Encruzilhadas para dinheiro e prosperidade

Pegue as frutas que mais gosta pique em cubos, tiras ou pedaços e coloque numa garrafa de cachaça para curtir, acrescente dez moedas correntes, folhas de anis, canela e cravo da índia (ou oito favas de anis estrelado, paus de canela e cravos da índia), um pouco de pó de açafrão. Faça os seus pedidos na boca da garrafa e deixe curtir por 24 horas.
Entregue esta bebida, de preferência ainda na parte clara do dia (pela manhã), em sete encruzilhadas diferentes, pingando diretamente na terra (que é condutora de energia e contém fertilidade, no asfalto não nascem sementes!) e colocando uma moeda, fazendo os seus pedidos. Na última encruzilhada (que deve ser bem movimentada) acender uma vela e um charuto depois de pingar a bebida no chão.
Esta bebida pode ser guardada e colocada no assentamento do Exu num copo ou para lavar o seu otá -okutá (e depois pingar dendê), serve até para lavar os ferros ou imagem.

É sempre bom agradar este Exu às terças-feiras, dia do planeta marte, energia de caminhos, vitórias, vida, guerras.
Pontos do Exu das Sete Encruzilhas

Odara é morador da encruzilhada
firma seu ponto com sete facas cruzadas!

Filho de Umbanda pede com fé
pra seu Sete Encruzilhadas que ele dá o que você quer!

Ô Sete, ô sete!
Ô Sete encruzilhadas
Firma ponto e presta conta
no romper da madrugada!