Um dos grandes mistérios que estão ligados à Magia são os Pactos e os Tratados. Existem inúmeros mitos e falsas informações que circulam entre livros e pessoas. Dependendo do Pacto que a pessoa possui, além de conseguir alcançar seus desejos e objetivos, também tem em suas mãos o poder de interagir na vida de terceiros, como por exemplo: atacar, defender, atrair para terceiros fartura ou miséria.

PACTOS: Tratando-se dos Pactos que exigem um enorme comprometimento entre as partes, nem todos conseguem êxito em firmar seu Pacto, pois antes de qualquer ação, é necessário um “Ritual de Apresentação” para verificar se a Entidade do mundo espiritual irá aceitar pactuar com a pessoa. Isto mesmo, não basta apenas desejar o Pacto e sair enfiando goela abaixo. Não procedendo com apresentação, caso a pessoa seja aceita, sem problemas, conseguirá o que deseja. Contudo, se não for realizada a apresentação e, a pessoa não for aceita, criará uma ligação negativa com a Entidade, partindo daí, a Entidade fica no caminho da pessoa, interferindo de forma negativa, até que ela encontre uma forma, ou alguém no mundo da Magia, que corte esta ligação entre a Entidade e o Humano.
Outra ideia que se tem, é que a pessoa que possui Pacto viverá apenas 20 anos após assinar o Pacto. Isto até existe, mas são raros os casos onde este tempo será aplicado, na maioria dos Pactos, a pessoa irá viver exatamente o tempo que já está pré-programado para ela.Em nossa doutrina, não aceitamos e nem ensinamos Pactos que falem sobre sacrifícios humanos. Isto é coisa de livro, de filme, histórias inventadas para assustar leigos. Mas o pior de tudo é que alguns fanáticos ouvem ou leem isto por aí e, acabam tentando e muitas fezes cometendo esta loucura. Existe sim, uma forma da pessoa que possui Pacto, antes de sua morte chegar, fazer uma troca com outra pessoa para que ela (que tem o Pacto) venha a viver mais tempo do que deveria, mas nada de sair amarrando e esfaqueando pessoas, crianças ou virgens. Não existe nenhum tipo de toque físico ou agressão física. Neste caso, se a pessoa que tem Pacto vendeu a alma, não conseguira sua alma de volta, apenas ganhará mais tempo de vida no mundo carnal.Nos Pactos a pessoa aceita alcançará 100% de tudo que deseja, independente oa dificuldade ou tamanho do desejo. Após aceitação, não existe possibilidade de romper o Pacto, este é um compromisso eterno.
Para quem possui Pacto, tem determinadas obrigações, mas são procedimentos simples e fáceis de serem cumpridos. Anualmente deve realizar um Ritual que serve manutenção e agradecimento pelas conquistas do ano.

TRATADOS: Assim como os Pactos, grande parte dos Tratados também necessitam de um Ritual de Apresentação e a pessoa deve ser aceita para o Tratado… Contudo, existem alguns Tratados que não necessitam de tal procedimento;

Os Tratados não envolvem a venda da Alma, não é um compromisso eterno, pode ser desfeito a qualquer momento.

A pessoa que possui um Tratado tem seus desejos realizados entre 50% à 70%. Em alguns Tratados especiais alguns desejos podem ser realizados em até 100%.

Também existem algumas regras, fáceis de serem cumpridas e um Ritual de Manutenção semestral.

Os Pactos e Tratados que necessitam de um Ritual de Apresentação:

Este Ritual leva em torno de 33 dias para ser finalizado e para a pessoa obter uma resposta se foi aceita ou não aceita para o Pacto ou Tratado.

A pessoa sendo aceita, deverá realizar o Ritual de Afirmação do Pacto ou Tratado, neste momento será selado o compromisso entre a Entidade e o Ser Humano. Neste caso, a pessoa que foi aceita terá um prazo de 33 dias para realizar o Ritual de Afirmação.

Tanto para Pactos como para Tratados, no Ritual de Apresentação a pessoa fará um pedido, independente da finalidade. Entre o 03º e o 33º dia da realização do Ritual de Apresentação, havendo a realização deste pedido ou, parte dele sendo realizado ou, fortes indícios de que ele será atendido, este é o sinal de que a pessoa foi aceita. Caso a pessoa seja aceita para o Pacto ou Tratado, após o Ritual de Apresentação não haverá limites de pedidos, haverá sim um espaço de tempo entre um pedido e outro, mas isto depende do tipo de Pacto ou Tratado.

Não existe possibilidade de realizar Consulta para verificar se a pessoa será aceita ou não. Para saber se será aceita somente via Ritual de Apresentação.

Alguns tipos de Pactos e Tratados existentes:
 
Pactos com Demônios ou Grandes Espíritos ligados diretamente à eles:
Neste caso, ocorre a venda da alma em troca do que se deseja.
Tratado com Eguns (pessoas que faleceram recentemente mas não conseguem desligar-se do mundo material):
Neste caso não ocorre a venda da alma, contudo, a pessoa deve ser bem preparada antes de realizar o Pacto, para que não se deixe ser dominada e nem perseguida pelo grupo após sua morte. Existem algumas limitações no que se deseja alcançar.
 
Pactos ou Tratados com Exús ou Pombagiras:
Neste caso, pode-se escolher com que força quer Pactuar, dependendo dos desejos e do poder que gostaria de ter, pode-se vender ou não a alma, ou seja, poderá ser um Pacto ou um Tratado.
 
Pactos ou Tratados com Preto-Velho/Preta-Velha:
O mesmo descrito para Exús e Pombagiras.
Tratados com Caboclos:
Não existe a venda da alma e, existem limitações nos tipos de desejos.
Tratados com Orixás: 
Não existe a venda da alma e, existem certas regras de ação/reação que irão calibrar a força dos desejos e retorno.

Seja qual for o tipo de Pacto ou Tratado que a pessoa tenha em mente para realizar, sempre será necessário um estudo detalhado e calculado para que ambas as partes possam usufruir o máximo.

Todos os Pactos ou Tratados necessitam de certas “manutenções” periódicas, as quais renovam e fortalecem as energias, tanto do humano quanto da Entidade. Estas “manutenções”, vão de ações simples à ações com inúmeros detalhes, vão de ações que envolvem pouco dinheiro à muito dinheiro. Mas tudo depende do tipo de Pacto ou Tratado e com quem foi assinado.

Lembrem-se que em livros, jamais estarão os aprendizados completos, os livros são apenas algumas migalhas deixadas ao ar, para dar pequena ideia do assunto. Jamais tente praticar rituais de Pactos encontrados em livros, é EXTREMAMENTE PERIGOSO, PODERÁ CAUSAR PROBLEMAS QUE MUITAS VEZES FICAM SEM CHANCES DE SOLUÇÃO OU A SOLUÇÃO TOTALMENTE FORA DO SEU ALCANCE FINANCEIRO. Se todas informações e sabedoria que precisamos estivessem em livros, após aprenderemos a ler, porque ainda precisaríamos de professores?