1. Por que Deus criou a Terra?
Adão e Eva no jardim do Éden e depois sendo expulsos do jardim
Jeová deu a Terra para a humanidade. Ela é o nosso lar. Portanto, o primeiro casal humano, Adão e Eva, não foi criado para habitar os céus — Deus já havia criado anjos para viver nos céus. (Jó 38:4, 7) Deus colocou o primeiro homem num belo paraíso chamado de jardim do Éden. (Gênesis 2:15-17) Jeová deu a ele e à sua futura descendência a perspectiva de vida sem fim na Terra. — Leia Salmo 37:29; 115:16.

No princípio, só o jardim do Éden era um paraíso. O primeiro casal deveria encher a Terra com sua descendência. Com o tempo, tomariam conta da Terra inteira, transformando-a num paraíso. (Gênesis 1:28) A Terra nunca será destruída. Ela sempre será o lar da humanidade. — Leia Salmo 104:5.

2. Por que a Terra hoje não é um paraíso?
Adão e Eva desobedeceram a Deus, por isso Jeová os expulsou do jardim. O paraíso foi perdido e ninguém conseguiu restaurá-lo. Desde então, a Terra tem sido dominada por pessoas más. — Leia Gênesis 3:23, 24.

Pessoas construindo casas no Paraíso na Terra
Mas será que Jeová falhou em cumprir seu propósito original para a humanidade? Não! Ele é todo-poderoso; nunca fracassa. (Isaías 45:18) Deus fará com que a raça humana volte a ser como ele queria. — Leia Salmo 37:11, 34.

3. Como o Paraíso será restaurado?
O Paraíso será restaurado na Terra durante o reinado de Jesus como Rei escolhido de Deus. Numa batalha chamada Armagedom, Jesus vai liderar os anjos e destruir todos os que se opõem a Deus. Depois, Jesus prenderá Satanás por mil anos. O povo de Deus sobreviverá à destruição porque Jesus vai guiá-los e protegê-los. Eles usufruirão vida eterna no Paraíso na Terra. — Leia Apocalipse 20:1-3; 21:3, 4.

4. Quando o sofrimento acabará?
Quando é que Deus acabará com a maldade na Terra? Jesus deu um “sinal” para indicar que o fim estaria próximo. A situação atual do mundo ameaça a sobrevivência do ser humano e mostra que estamos vivendo no “final do sistema de coisas”. — Leia Mateus 24:3, 7-14, 21, 22.

Durante seu reinado celestial de mil anos sobre a Terra, Jesus acabará com todo o sofrimento. (Isaías 9:6, 7; 11:9) Além de servir como Rei, Jesus atuará como sumo sacerdote e anulará os pecados dos que amam a Deus. Assim, por meio de Jesus, Deus eliminará a doença, a velhice e a morte. — Leia Isaías 25:8; 33:24.

5. Quem viverá no futuro Paraíso?
Pessoas aprendendo num Salão do Reino
No Salão do Reino, você conhecerá pessoas que amam a Deus e que querem aprender a agradá-lo
Quem obedecer a Deus viverá no Paraíso. (1 João 2:17) Jesus enviou seus discípulos para procurar pessoas mansas e ensiná-las a fazer a vontade de Deus. Hoje, Jeová está preparando milhões de pessoas para viver no futuro Paraíso na Terra. (Sofonias 2:3) Nos Salões do Reino das Testemunhas de Jeová, as pessoas aprendem a ser melhores maridos e pais, melhores esposas e mães. Filhos e pais adoram juntos a Deus e aprendem a viver melhor graças aos ensinamentos dele. — Leia Miqueias 4:1-4.